quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sítio do Picapau Amarelo

Enchi-me de nostalgia nesta manhã de Inverno depois de feriado e decidi deixar-vos mais um desafio. Hoje não tem a ver com música (ou talvez também tenha) e sim com a minha infância. A minha e a de toda uma geração de portugueses que se levantavam ao sábado e domingo de manhã para ver desenhos animados. E no meio desses desenhos havia uma avó brasileira; avó de dois meninos e avó de todos nós, que nos contava histórias e inventava personagens, tornando as nossas manhãs e a nossa infância muito mais ricas.
Deixo-vos o genérico de abertura da série brasileira Sítio do Picapau Amarelo do ano 1978 e com ele algumas perguntinhas. Vamos lá ver como se saem desta vez!
1. Qual é o nome do autor do romance que deu origem à série?
2. De quem é a música do genérico?
3. Refira dois dos guionistas do programa (alguns deles bem conhecidos nos nossos dias).
4. A banda sonora era um elemento determinante nesta série infantil, diga-nos dois dos que são mencionados no genérico.
5. Como se chamava a avó contadora de histórias?
6. E qual era o nome dos netos?
7. Duas das personagens principais não eram pessoas, a Emilia e o Visconde, o que eram então?
8. A actriz que faz uma das personagens mais amadas é irmã de uma outra actriz muito conhecida no Brasil, quem são as duas?
9. O folclore brasileiro era também uma parte integrante da história, refira dois dos elementos desta tradição que assustavam/fascinavam os pequenos espectadores do programa.
Para as duas últimas perguntas há que pesquisar um bocadinho pela net, como sempre deixo umas dicas: o sítio oficial, a entrada da wikipedia e também um artigozinho que escrevi sobre o tema há umas semanas noutras paragens.

8 comentários:

Ana Laso disse...

Esta é muito complicada, ao menos para mim!!! Ou será porque o cansanço já é muito, hihihi.

As minhas respostas são estas, as últimas é que são mais complicadas para mim:

1.- Monteiro Lobato.
2.- Dory Caymmi.
3.- Benedito Rui Barbosa, Wilson Rocha, Maria Clara Machado, Luis Fernando Verissimo, Lucia Machado de Almeida. O mais conhecido não sei quem é.
4.- Gilberto Gil e Chico Buarque.
5.- Dona Benta.
6.- Narizinho e Pedrinho.
7.- Emilia é uma boneca de pano falante, e o Visconde é um sábio boneco de sabugo de milho.
8 y 9.- não encontrei nada, sobre as irmãs uma de elas pode ser Pia Manfroni ou Rosa Marya Colin???? e sobre as tradições uma é a do Cocodrilo, como a Cuca.

Ja tenho curiosidade por saber quem são as irmãs e as tradições.

Susana disse...

Muito complicada??? Parece-me que reclamar já se vai tornando desporto nacional ;) :P

E que rápida, Ana, isso é que sentido de oportunidade, é bom saber que temos leitores tão atentos. Em relação às respostas só posso dizer que vai por muito bom caminho. Posso pedir que esperemos por mais respostas para depois revelar as soluções na íntegra? Vamos lá ver se alguém consegue completar a informação que a Ana já conseguiu encontrar, e que foi bastante. Excelente trabalho.

Anónimo disse...

As minhas pesquisas são estas:
1.O autor do romance que deu origem à série foi Monteiro Lobato, escritor brasileiro.
2.A trilha sonora foi dirigida por Dory Caymmi e estava formada por temas essencialmente nacionais, ressaltando a mitologia e o folclore.
3.Os guionistas foram Benedito Rui Barbosa, Luis Fernando Verissimo, ….
4.Os compositores musicais foram Gilberto Gil, Chico Duarte, …..
5.A avó contadora de histórias era Dona Benta Encerrabodes de Oliveira.
6.O nome dos netos eram Pedrinho e Narizinho.
7.A Emilia era uma boneca de pano falante e o Visconde de Sabugosa era um sábio boneco de sabugo de milho.
8.As actrices eram as irmãs Lúcia y Leonor Lambertini
9.Os elementos do folclore brasileiro são:
“A Cuca” conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes e normalmente representada com longos cabelos loiros.
“O Saci” é um negro jovem, de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe confere poderes mágicos.

Susana disse...

Muito bem, caro anónimo :) Quase quase tudo certo, eu continuo à espera que alguém mais diga coisas e depois confirmarei as respostas. No entanto, e como nem tudo está totalmente correcto sempre podemos esperar que outros façam pesquisas e cheguem a conclusões, não é?

E será que posso pedir que se identifique? Ou hmmmmm, será que é a María Jesús ;) :P

Seja como for, a verdade é que nenhum dos dois comentadores deste artigo me disse se tinha gostado do que tinha visto e pesquisado. O que vos pareceu esta volta no baú das recordações???

Ana Laso disse...

Pessoalmente adouro re-ver as séries antigas... da minha infancia. Mas esta do Picapau Amarelo não dieram em Espanha. Parece uma ideia original, teria que ser engraçada a série e muito divertida.

carmen rodriguez disse...

Vou dizer as minhas pesquisas:
1.-Monteriro Lobato. O livro do Picapau amarelo foi publicado em Dezembro de 1920.
2.- A música do tema de abertura do "sitio do picapau amarela" foi composta por Gilberto Gil.
3.- Benedito Rui Barbosa, journalista e publicitário, também autor de telenovelas, atualmente trabalha com as suas filhas num "remake" de uma das suas telenovelas "Paraiso"
Luis Fernando Verissimo, nasceu em Porto Alegre em 1936, escritor conhecido por suas crónicas e textos de humor publicados diariamente em vários jornais brasileiros.
4.- Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque nasceu em 1944 é músico, dramaturgo e escritor.
Dorival Caymmi, nasceu em Salvador em 1914 e morreu em Rio de Janeiro em 2008, foi cantor, compositor, violinista , pintor y ator brasileiro.
5.-Dona Benta Encerrabodes de Oliveira
6.- Pedrinho e Narizinho, seu verdadeiro nome é Lúcia Encerrabodes de Oliveira.
7.-A Emilia é uma boneca de pana recheada de macela, y o Vizconde é um boneco feito de sabugo de milho.
8.-A Rosana Garcia (Narizinho) na versão de Rede Globo em 1977 (houve duas versões anteriores), em 1980 quando já crescida de mais teve de ser sustituida. Ela é irmã da também atriz Isabel Garcia.
Na procura desta, encontrei outra atriz, Miriam Rios (Branca de Neve) que foi casada por 10 anos com o cantor Roberto Carlos, gostei desde dado pois eu gosto do cantor Roberto Carlos.
9.- A Cuca, cocodrilo como cabelos loiros e voz assustadora que raptava as crianças mal comportadas.
Saci ou Saci-pereré, personagem do folclore brasileiro, é umm negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, leva uma caparuça sobre a cabeça que lhe confere poderes mágicos.
Muito obrigada Susana, gostei imenso de tentar resolver as perguntinhas.

Susana disse...

É verdade Ana, era excelente a série. Ainda hoje o folclore brasileiro é muito presente para a minha geração por causa desta adaptação da TV Globo. E o medo que eu tinha da Cuca!!!!

Susana disse...

Carmen, tiro-lhe o meu chapéu. São perfeitas as suas respostas, acertou em todas as perguntas. Vejo que os meus enigmas já não têm mistério para si ;)
Excelente!