domingo, 6 de dezembro de 2009

Ontem à noite

Impossível seria não deixar aqui um comentário àquilo que aconteceu ontem à noite no CAEP. Aconteceu Raquel Tavares. E os pés continuam a pairar no ar junto à alma cheia de orgulho e alegria.
Que ela era uma grande fadista já todos sabíamos, que era castiça, original e tradicional ao mesmo tempo também, o que não sabíamos era que a Raquel era muito mais do que isso. A Raquel cantou (obviamente) e fez-nos cantar, riu e fez-nos rir, dialogou com o público da sua "casa de fados" particular, ouviu atentamente, e recebeu com a humildade que caracteriza os grandes as duas ovações de pé com que o público a brindou. Deixo, para quem não soube ou não pôde ir, um cheirinho do que perderam.


Aos meus companheiros de noite apenas posso agradecer a presença e deixar a porta aberta para que voltem sempre que quiserem.

4 comentários:

ana laso disse...

Adorei a música!! Mas não percebi, isto foi na CAEP, isto onde é que está???

No relativo à música, não percebo:
"Já estou prenhe de amizade
Tão barriga de saudade", principalmente o de barriga, é sinonimo de cheia???

Susana disse...

Ainda bem que gostou, Ana, eu também acho esta canção magnífica :)

O CAEP, é o Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, e às vezes vale a pena estar atento à agenda cultural porque tem-se podido assistir a concertos e peças de teatro excelentes.

As expressões estar prenha e estar (de) barriga significam literalmente estar grávida. A minha leitura da sua utilização neste poema é essa mesma que diz, estar cheia, mas tão cheia que todo o corpo se altera por essa presença - é uma imagem fortíssima, não lhe parece?

Conheço outras duas versões desta canção, a da Margarida Bessa e a da Lara Li (para mim uma das melhores cantoras portuguesas de sempre) e é sempre fantástica. :)

carmen rodriguez disse...

É pena, mais não sabia. Nestas datas tenho muito trabalho e é mais complicado tudo.
Pode-me indicar onde é que posso procurar a agenda cultural do CAEP?

Susana disse...

Olá Carmen,
Foi realmente uma pena que não tenha podido vir porque o concerto foi soberbo.
A agenda cultural do CAEP está na internet no blogue deles e no myspace penso que também:

http://caeportalegre.blogspot.com/

http://www.myspace.com/caeportalegre