quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Do outro lado do Atlântico

Com sabor a trópico e praia, proponho-vos um desafio de pesquisa pela Internet.

Ouçam a seguinte canção, cantada aqui por Caetano Veloso, e respondam às perguntas que vos coloco.



1. Quem é a "verde e rosa"?

2. Mencione um dos locais que são referidos na canção. (Pista: pode ser um estado, uma cidade, ...)

3. Na letra fala-se de 4 cantores brasileiros sobejamente conhecidos e o grupo que formaram no início das suas carreiras. Quem são eles e qual era o nome do grupo?

4. Para "pontos extra" alguém é capaz de referir o título de uma canção das muitas de que esta letra nos fala?

Dando uma mãozinha: basta escreverem o título da canção no Google para encontrarem parte da informação; indo aqui têm a letra completa; na página principal (com um bocadinho de esforço) encontram os cantores e os títulos das suas canções. Quanto à Verde e Rosa, este é um dos locais possíveis para encontrar a respostas.

Boas pesquisas!

12 comentários:

Montse disse...

Não é nada fácil mas.....vou tentá-lo :

1- A verde-rosa é a bandeira da Mangueira , uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio.
2-O Salvador ( Capital o estado da Bahia )
3-Gilberto Gil , Caetano Veloso , Maria Bethânia e Gal Costa.O nome do grupo é " Doces Bárbaros "
4-" Explode coração " de Gonzaguinha
" Sonho meu "
"Negue "

Obrigada porque aprendi muitas coisas novas nesta procura quase imposível.

Susana disse...

Muito bem, Montse, está quase tudo certo - o nome do grupo é que não era esse ;)
Obrigada por participar, parece que os outros ficaram com medo :)
E não era assim tão difícil, eu dei pistas para tudo ou não?

Para os restantes, há localizações por referir e canções por encontrar, atrevam-se!

Ana Laso disse...

Pronto... eu vou tentar... mas só dizer que a música era muito complicada... eu não teria percibido nada, se não tivesse a letra.

1. verde e rosa são as cores de Mangueira, a primeira escola de samba do carnaval carioca a ser criada.

2. Bahia, São Salvador, Rio de Janeiro.

3. O grupo seria: Tropicália, e os músicos: María Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil, mas também encontrei noutro site, que não seria assim:

O Caetano Veloso iniciou um movimento musical brasileiro chamado Tropicália (não seria grupo se não movimento) ou Tropicalismo. A partir disto G. Gil, G. Costa, Os Mutantes, Tom Zé e mais algum foram representantes importantes do dito movimento.

Eu gostava que aclarasses isto último.

4. fiquei sem pontos extras... não encontrei nada... agora vou ver aquilo que a Montse disse...

P.D. Isto é muito divertido e entretido... quero mais!!!

carmen rodriguez disse...

Pesquisei ainda mais...., verde-e-rosa e uma trupe do carnaval de Brasil, A bateria da Mangueira e un conjunto de 11 ritmistas que foram os primeiros em incluir un "surdo" em um desfile de carnaval.Em 1968 Veloso, Gil Costa y a irmã do Veloso Bethania com um album Tropicalia criam o movimento desse mesmo nome. Doces Bárbaros em 1976 Gilberto, Costa,Bethania y Veloso fazem uma gira pelo Brazil como esse nome. E só encontrei a canção "obá la la" no disco dele chamado A bossa de Caetano.

Susana disse...

Montse, faço um "mea culpa" tinha toda a razão com relação ao nome do grupo, eu é que estava enganada. Lamento.

Logo, acertou tudo tudo :) Parabéns!

Susana disse...

Obrigada pela participação, Ana. Realmente, e como disse no comentário anterior, a Montse tinha razão. Os músicos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa fizeram uma tourné de um disco entitulado "Doces Bárbaros" e assim ficou conhecida também a formação.
Tropicália era o movimento de vanguarda iniciado por eles (e outros) na MPB.

Gostei de ver que encontrou todas as localizações geográficas que eram referidas.

Quanto às canções:
- Meiga presença e Sonho meu da Bethânia
- Explode Coração de Gonzaguinha (também cantado pela Maria Bethânia)
- Domingo no Parque do Gilberto Gil
- Alegria, Alegria do Caetano Veloso
- Festa do Interior e Meu nome é Gal da Gal

E não encontro o Negue mas a verdade é que como é uma das minhas canções favoritas da Maria, eu também a diria ;)

Ainda bem que se divertiu, era esse o objectivo, para além de aprender algumas coisas sobre a cultura musical brasileira, claro. Prometo fazer mais e mais fáceis da próxima vez :)

Susana disse...

Excelentes pesquisas, Carmen :) Tudo o que respondi anteriormente à Ana, é também respondido por si com exactidão e clareza (os meus alunos são geniais, diria a Maria Antonia).

Espero que tenha gostado do desafio.

(e eu sabia que a canção não era fácil por isso é que facultei a letra)

Muito obrigada às 3!

Montse disse...

Obrigada.Trata-se unicamente de jogar e aprender de uma maneira divertida.
Queremos mais ,queremos mais!!!!!!!!
Olá Carmen.Ainda não te vi este ano mas antes de voltar para Cadis vou combinar com vocês para tomar um cafezinho.Como vais na turma da tarde ?
Quem me dera poder seguir a estudar português....
Beijinhos.

José Ignacio disse...

Os meus parabéns a todas!!
Montse, vamos ter muitas saudades tuas. Espero que possas continuar a estudar português em Cádis e que nos voltemos a encontrar mais vezes por aqui.

carmen rodriguez disse...

Montse, beijinhos, concordo con o José Ignacio, vamos ter saudades de ti. Combinamos para esse cafecinho.
E para a Suzana, eu também estou a desejar o próximo reto.

Manuel Padín Hdz. disse...

1. Verde e rosa são as cores duma escola de samba de Rio, a Bateria da Mangueira, que foi a primeira a ser creada.
2. Bahia, Sao Salvador, Rio
3. Doces Bárbaros é o nome de um grupo do princípio dos anos 70 e estava formado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.
4. Não faço ideia nenhuma! Há muitas canções destes cantores e mesmo que pesquisei na internet, não as pôde identificar.

Montse disse...

Obrigada José Ignacio.
Eu também vou ter muitas saudades de vocês.
Desafortunadamente na EOI de Cádis não há português assim que vou tê-lo muito difícil para continuar a estudá-lo.É uma pena , não é ?
Pelo menos vou tentar manter o que já sei.Tentarei não me esqueçer do que já aprendi.
Vou levar-me livros e música para continuar praticando além de ouvir a radio pela net.
Não tenhas dúvidas de que vou seguir a tomar parte do blogue ( sou uma chata .....)
Obrigada por fazer que adore esta língua e parabéns por ser como es.
Gostava de dizer aos meus colegas das aulas que sinto muito não ter ido à escola para me despedir deles mas agora não disponho de muito tempo.
Estou muito orgulhosa de ter partilhado com eles estes dois anos e vou lembrar-lhes para sempre.
Só dizer mais uma coisa , se alguém precisa de mim para algo não hesitem em me contactar.
O meu endereço de e-mail é :
monzitar@hotmail.com
Maria e Fernando liguem-me quando vão para minha terra.
Beijinhos a todos.Até já
( Não tenho muito jeito para as despedidas )