quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Homenagem mais que merecida

É uma pena que nem sempre sejam a alegria e a felicidade o que nos impele a escrever. Escrevo-vos hoje com o coração na garganta e a sentir-me bastante mais pobre do que ontem era.


A leitura diária dos jornais que faço ao chegar a casa, esse momento de tranquilidade, já tarde na noite, trouxe-me ontem uma notícia triste que preciso de partilhar convosco.

Com 77 anos, abandonou-nos uma portuguesa de excelência, grande actriz, poeta cuidada do quotidiano, romancista simples (tão simples como a mulher) que nos contava histórias muito bonitas como se todos fôssemos da sua família. Rosa Lobato de Faria fazia parte das nossas vidas porque a deixávamos entrar em casa através dos mais diversos meios: os livros, a tv, a rádio, o teatro, o cinema... As letras portuguesas estão, sem dúvida, mais pobres - agora é fáci afirmá-lo, o que é mais triste ainda é que o mediatismo da actriz e da letrista de canções, sempre tenham toldado a visão daqueles que a louvam no dia de hoje e nunca lhe atribuíram valor antes. Depois há os amigos, aqueles que hoje vos falam da dor e da qualidade artística e humana e da injustiça de nunca ter sido, em vida, bem aceite pela crítica.


É de coração nas mãos que vos peço ajuda, façamos-lhe (enquanto aprendentes da língua que amava) a homenagem que merece: leiam um livro (ou um poema) da Rosinha e depois digam-me se não se apaixonaram por aquele universo de gente tão especial como todos nós. Eu sou das que teve a sorte de lho poder dizer em pessoa.

6 comentários:

ANA LASO disse...

ESPERO TER A SORTE DE LER ALGO SOBRE ESTA SENHORA!! E QUANTO ANTES MELHOR.... MAS QUERIA PEDIR-TE UMA COISA.... PRECISO FALAR COMTIGO. NAO SEI SE TE LEMBRAS QUE TE FALEI DE NAO PODER IR ÀS AULAS ATÉ O 17... PRONTO... AGORA É SÓ PARA 24. ENTAO... NAO POSSO FAZER O EXAMEN... NAO PODERIA FAZER O EXAMEN COM OUTRO GRUPO??? É QUE ESTOU DE VIAGEM E ESTARÉ FORA ATÉ O 22 À NOITE...

NAO TENHO OUTRA FORMA DE POR-ME EM CONTACTO COMTIGO... PODES MANDAR-ME MAIL OU TELEFONAR-ME??? TENS O ENDEREÇO E O NUMERO NA MINHA "FICHA".

SE QUISERES, NAO E PRECISO PUBLICAR ESTO, É SÓ PARA POR-ME EM CONTACTO COMTIGO.

BRIGADA!!!!!

carmen rodriguez disse...

Eu não a conhecia, mas sinto a morte dela pela dor da Susana.
Com certeza tinha que ser uma grande artista.
Quando eu for a Portugal farei questão de comprar cualquer um livro dela.
Deve ser muito bom, gostar muito de uma artista y poder dizer-lho.
Beijinhos S.

Montse disse...

Hoje,por fim,recibi a carta dos meus colegas das aulas.
Muito,muito,muito obrigada.
Vocês estão todos convidados à festa de inaguração da casa nova no proximo fim-de-semana( imprescindível confirmação para reservar cama ja,ja,ja )
A sério , se querem vir só ter que mo dizer.....Vocês serão bem-vindo.
Beijinhos.

Peço desculpas a S porque este comentário não tem nada a ver com a notícia da morte da Rosa Lobato da Faria mas prometo ler alguma coisa dela e opinar no blogue.
Obrigada pela informação.

Susana disse...

Já respondi ao seu email, Ana. E leia alguma coisa da Rosinha, ela é fantástica.

Faça isso, Carmen, vai ver que vai descobrir uma voz suave e doce a contar histórias maravilhosas de gente comum e especial ao mesmo tempo. E tem toda a razão, foi muito bom poder reencontrá-la ano após ano na Feira do Livro de Lisboa e dar duas palavras enquanto ela me autografava o livro novo que eu acabava de comprar :) As boas memórias ficam sempre connosco, não é?

Montse, não se preocupe, não tem de pedir desculpas, é compreensível que uma carta dos seus colegas quando está a ponto de começar uma vida nova a deixe feliz e queira partilhar com eles os momentos que está a viver neste momento :)
Quanto à promessa, olhe que eu cobre hahaha XD sinceramente gostava de ouvir a sua opinião.
Boa inauguração de casa e vida

Montse disse...

Muito obrigada.

Susana disse...

De nada ;)

E era "eu cobro" que queria dizer no comentário anterior, maldito ímpetu em carregar no enter sem reler.