quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Boas Festas!

Depois de ver este video pareceu-me a melhor maneira de vos desejar um excelente ano de 2010.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Concurso de Gastronomia

Pois é, pois é, depois deste artigo já ninguém vai ter justificações para não trazer um prato para a festa de natal do próximo dia 22 :)

Na barra lateral do blogue têm hiperligações para sites dedicados exclusivamente a receitas, mas porque (como é óbvio) todos estão à espera de sugestões aqui vão elas:

Pratos Típicos Natalícios:
- Bacalhau Cozido com Todos (sendo que "Todos" são todos os vegetais: batata, couve portuguesa, cenoura, nabo,...), ou qualquer outra receita de bacalhau, pois o fiel amigo é sempre companhia na noite da Consoada
- Perú Assado
- Rissóis de Camarão

- Pudim de Ovos
- Rabanadas
- Arroz Doce e Aletria
- Brigadeiros
- Baba de Camelo (que não pode faltar a qualquer festa)
- Filhozes
- Azevias
- Sonhos
- Fatias Douradas
- Farófias
- Bolo Rei

Há mil uma receitas que se podem fazer e trazer para partilhar com todos no dia 22, mas só para a Nuria aqui ficam os pastéis de nata.
Bons cozinhados!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sítio do Picapau Amarelo

Enchi-me de nostalgia nesta manhã de Inverno depois de feriado e decidi deixar-vos mais um desafio. Hoje não tem a ver com música (ou talvez também tenha) e sim com a minha infância. A minha e a de toda uma geração de portugueses que se levantavam ao sábado e domingo de manhã para ver desenhos animados. E no meio desses desenhos havia uma avó brasileira; avó de dois meninos e avó de todos nós, que nos contava histórias e inventava personagens, tornando as nossas manhãs e a nossa infância muito mais ricas.
Deixo-vos o genérico de abertura da série brasileira Sítio do Picapau Amarelo do ano 1978 e com ele algumas perguntinhas. Vamos lá ver como se saem desta vez!
1. Qual é o nome do autor do romance que deu origem à série?
2. De quem é a música do genérico?
3. Refira dois dos guionistas do programa (alguns deles bem conhecidos nos nossos dias).
4. A banda sonora era um elemento determinante nesta série infantil, diga-nos dois dos que são mencionados no genérico.
5. Como se chamava a avó contadora de histórias?
6. E qual era o nome dos netos?
7. Duas das personagens principais não eram pessoas, a Emilia e o Visconde, o que eram então?
8. A actriz que faz uma das personagens mais amadas é irmã de uma outra actriz muito conhecida no Brasil, quem são as duas?
9. O folclore brasileiro era também uma parte integrante da história, refira dois dos elementos desta tradição que assustavam/fascinavam os pequenos espectadores do programa.
Para as duas últimas perguntas há que pesquisar um bocadinho pela net, como sempre deixo umas dicas: o sítio oficial, a entrada da wikipedia e também um artigozinho que escrevi sobre o tema há umas semanas noutras paragens.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Ontem à noite

Impossível seria não deixar aqui um comentário àquilo que aconteceu ontem à noite no CAEP. Aconteceu Raquel Tavares. E os pés continuam a pairar no ar junto à alma cheia de orgulho e alegria.
Que ela era uma grande fadista já todos sabíamos, que era castiça, original e tradicional ao mesmo tempo também, o que não sabíamos era que a Raquel era muito mais do que isso. A Raquel cantou (obviamente) e fez-nos cantar, riu e fez-nos rir, dialogou com o público da sua "casa de fados" particular, ouviu atentamente, e recebeu com a humildade que caracteriza os grandes as duas ovações de pé com que o público a brindou. Deixo, para quem não soube ou não pôde ir, um cheirinho do que perderam.


Aos meus companheiros de noite apenas posso agradecer a presença e deixar a porta aberta para que voltem sempre que quiserem.